Indique um texto

Está com Marta? Escreveu, leu ou viu conteúdo interessante?
Página inicial | Avise-nos | Faça parte | Sobre | Divulgue


Destaques

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Defesa da gestão de Marta

Postado no Com Fel e Limão

Dando uma passeada pelo blogódromo político eleitoral, parece que agora o negócio é, do lado kassabista, condenar a campanha de Marta pela "baixaria" de suscitar a questão da preferência sexual do Chucky. E, pasmem, do lado Martista, também! "Ela deveria mostrar as propostas, comparar os governos...". Sim, deveria, e até está tentando. Mas ela acaba se enrolando sozinha, não pelas propostas, mas pelo seu passado. Marta teve quatro anos de governo em SP, e foi muito bem nos três primeiros. O último foi, sim, um desastre, sob qualquer aspecto que se olhe. E a última impressão é a que fica.


Pergunte a um cidadão médio da cidade por que não vota em Marta. As respostas serão:

1) "Ela criou muitas taxas.": Por "muitas", entenda-se DUAS. A do lixo e a da luz, e muitos dos que acusam-na NÃO AS PAGARAM, pois foram isentados. Mas isso é pra ela aprender que, se quiser fazer algo diferente, tem de chamar pessoas diferentes. Desde sua posse, era claro que da cabeça de um TUCANO (João Sayad) não poderia sair outra coisa. Sim, pois foi Sayad, secretário de planejamento municipal, que inventou essas taxas, não foi? Mas se ela falar isso, atirará contra o próprio pé.

2) "Ela é arrogante!": Acho que até o Lula acha isso dela. E ela não faz a menor questão de mudar essa imagem. Nem acho que arrogância seja, por definição, um defeito. Mas políticos devem saber fingir, sinto muito. Ela não sabe. E apanha um monte por isso.

3) "Ela deixou a prefeitura quebrada e foi pra Paris com o argentino": a primeira oração é MENTIRA, mas a segunda é VERDADE! A prefeitura não estava quebrada coisa nenhuma, mas ONDE ESTAVA ELA pra dizer que era mentira do Serra? Ou ela acha que se o marido dela explicasse tudo bonitinho no blog dele alguém ficaria sabendo?

4) "Ela apóia o 'casamento gay'": nada a declarar. O projeto de sua autoria tramita na câmara há mais de 10 anos. Ela já teve tempo demais para explicar à população sua posição, dever de todo congressista que abraça uma causa, mas vive escapando. Isso era pra ser feito, exaustivamente, desde que enviou o projeto para aprovação. Preconceito só se elimina com esclarecimento público. E AGORA os marqueteiros de sua campanha querem explorar a "suposta" orientação sexual do adversário para... alimentar o preconceito contra os homossexuais. É o fim da picada.

5) "Ela só sabe plantar coqueiro na Faria Lima e fazer túnel que acaba em semáforo": duas intervenções pontuais, isoladas e desastradas, revelando a incongruência política existente entre uma pessoa eleita por um partido de "origem popular", mas que passou a vida toda na Rua Dinamarca, pertinho da Costa Rica (rua do Maluf). Essas são as "obras-símbolo" de seu governo, segundo seus detratores. Avaliações rasas como essas são comuns, mas Marta deveria saber disso e ter feito o que se esperava dela: um "governo Erundina" melhorado. Foi querer agradar a todos, deu nisso.

6) "Ela largou um 'homem santo' pra ficar com um 'argentino safado'": em tese, ninguém tem nada a ver com isso, da mesma forma que não é da alçada popular meter o bedelho na relação entre Rodrigo Garcia e Gilberto Kassab. Mas política tem dessas coisas, e os cidadãos mais "informados" já abandonaram o lado novelesco da relação Marta-Favre e torcem o nariz para os movimentos subterrâneos de Luis Favre, que, na verdade, ninguém sabe ao certo o que faz, do que vive, que apito toca. Isso, aliado ao "fato" de ser argentino (hehe..), é nitroglicerina pura.

Repare que, das frases acima, nenhuma é totalmente mentirosa, nem totalmente verdadeira. E acho que ouvi alguém dizer que "política é um jogo de meias-verdades". Nesse jogo, Marta perde feio, pois as "meias-verdades sobre Kassab" não aparecerão, ele é um político inexpressivo. Não adianta nada dizer que ele é "da turma do Pitta", porque o povo não acha que ele governa como Pitta. Sua gestão é aprovada (a de Marta TAMBÉM ERA, mas eu nunca ouvi ela dizer isso, mostrar as pesquisas da época), tem acertos, nada a ver com o caos deixado pelo filhote do Maluf. Dizer que ele é do PFL? PFL de cu é rola, ninguém tá nem aí pra isso! Aliás, foi o PT que ensinou ao povo como ser pragmático, com umas alianças bem esquisitas, justificando que "o importante é que está dando certo". As kombis Marta-Maluf de 2004 ainda povoam meus pesadelos.

Se quiser virar o jogo e ganhar essa eleição, Marta deve mudar radicalmente sua estratégia e buscar uma vitória esmagadora nas "áreas vermelhas" do mapa aí de baixo, apresentando projetos e aparecendo EXCLUSIVAMENTE no "lado vermelho" do mapa. Não deve mais ir a debates, pois os "vermelhos" não os assistem. Se as urnas separaram a cidade, ela precisa defender o seu território, que tem muito mais votos, mas muito menos vozes para repetir as tais "meias-verdades". Se continuar a explorar a homossexualidade do Chucky, ainda vai acabar ouvindo: "Marta apóia o casamento gay, mas não o do Kassab. É preconceituosa e vingativa!".

ATUALIZAÇÃO: Kassab ganhou (porque pediu, né?) "DIREITO DE RESPOSTA" do TRE por causa da tal pergunta "É casado? Tem filhos?". Aí também forçou, né? E, pra mim, pior: abriu a porta do armário "pra dar uma olhadinha...".

Sphere: Related Content

3 comentários:

Vinicius Duarte disse...

O texto é meu, mas não é, propriamente, uma defesa da gestão Marta. Passa mais por uma crítica à campanha dela, que não conseguiu eliminar, depois de tanto tempo, os rótulos que colam nela e que a prejudicam. Marta fez muita coisa boa para SP, muito mais do que Kassab, e no lugar onde deveria ser feito. Exceto no último ano de sua gestão, quando quis agradar quem não votaria nela NUNCA.

Unknown disse...

O povo de São Paulo vai acordar simmmmmm.........vote 13..vote MARTA que não esconde sua biografia. e tem experiência administrativa e tem apoio do GOV LULA..........o kassab fala que vai fazer isso e aquilo.......mas esque de fazer..........pois ele é o prefeito do momento , porque não faz ? ACORDA SÃO PAULO ! VOTE 13 , VOTE MARTA......isso sim é respeito por nossa linda SAMPA. Abraços a todos e fiquem com DEUS.

Unknown disse...

Olá............povo de São Paulo, acorda ainda dar tempo........A Marta tem uma biografia linda e tem experiência administrativa e apoio do GOV LULA..... já o concorrente se ofende se perguntar de onde vei ........e o seu partido que veio da DITADUDA militar que afundou este país....e afundou o Nodeste......agora o povo lindo da BAHIA não quer mais ARENA/PDS/PFL/DEMO........vamos votar 13......Marta sabe bem o que falta eu São Paulo.........TRANSPORTE.........SAÚDE.........EDUCAÇÃO.......HABITAÇÃO.........CRECHE.........o concorrente fala que vai fazer isso e aquilo e parece até que não está sendo o prefeito no momento....São Paulo é dobem e não gosta de mentiras .....vota 13