Indique um texto

Está com Marta? Escreveu, leu ou viu conteúdo interessante?
Página inicial | Avise-nos | Faça parte | Sobre | Divulgue


Destaques

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O exemplo de Dona Maria

Postado por Fredi originalmente no Futepoca.

Dona Maria migrou de Minas Gerais com marido, dois filhos (os outros nasceram depois) lá pelo final da década de 1960 para o começo dos anos 70. Foi para Santo André, Vila Luzita, depois para a periferia Leste de São Paulo, Parque São Rafael. Ali pegou o milagre econômico dos militares numa vida pobre, numa casa de dois cômodos alugada, mas razoavelmente tranqüila com os filhos com saúde e sem faltar roupa, comida e escola. Apesar de tanto ela quanto o marido terem estudado pouco fizeram questão de que os filhos estudassem para ter um futuro melhor. Daí o direito a luxos como gibis, livros e discos com historinhas.

Passam os anos, vem a crise econômica dos anos 80, a família afetada, Dona Maria tem de arrumar emprego como costureira, trabalhar fora para que não falte comida na casa e para pagar o aluguel. A sina de não ter a casa própria, sonho de tanto tempo, só acaba no final da década de 1980, no governo Erundina. Ela, que nunca fora militante de nada em política até então, participa de ocupações de áreas, entra para um mutirão e com as próprias mãos ajuda a construir o lugar em que mora até hoje.

Além da casa, outra base plantada então foi a militância no bairro. Dona Maria, que nunca gostara tanto de política, passa a fazer campanhas, discute na rua, torna-se uma líder comunitária ao descobrir que a vida pode mudar quando as pessoas se organizam e lutam pelo que acreditam.

Mais anos se passam, acaba o governo Erundina, as casas não podem ir pro nome das pessoas, a dupla Maluf-Pitta deixa tudo esburacado, sem asfalto, sem escola, com cada dia uma desculpa diferente porque o Jardim São Francisco, lá no extremo da Zona Leste, não é prioridade para tanta obra, melhor gastar com túneis nos jardins e ganhar dinheiro na Faria Lima e nos precatórios.

Foto: Google Earth
Vem o governo Marta e o mutirão é regularizado, asfaltado e começa a construção de uma escola infantil lá dentro. Antes, a alguns quilômetros, é erguido o CEU do Parque São Rafael. As crianças passam a brincar, praticar esportes, nadar e Dona Maria volta a ir ao cinema, passa a ver peças de teatro junto com as pessoas do bairro.

Marta perde a eleição, assume a dupla Serra/Kassab. A escola que havia sido iniciada anos antes é inaugurada pelo atual candidato a prefeito. Kassab tenta fazer média:

- Como ficou bonita a escola...

Justo com quem foi falar. Dona Maria responde na cara dele:

- Você está inaugurando, mas quem construiu foi a Marta.

Hoje, neste momento, ela está lá no extremo da Zona Leste fazendo campanha. Passou por cima da depressão, do cansaço dos seus 63 anos e vai para a rua ganhar votos, discutir com aqueles que moram num bairro pobre e abandonado pela atual administração, que a única coisa que fez por lá foi colocar uma guarnição permanente da Polícia Militar em barracas de campanha, como se estivesse na guerra.

Para quem mora longe de lá onde vive Dona Maria, como eu, a discussão entre um candidato e outro pode cair nas besteiras se é casado, tem filhos etc... Mas, para mim, o voto em Marta é para melhorar a vida de todas as Donas Marias.

Sphere: Related Content

2 comentários:

Nicolau disse...

Excelente texto, Fredi, parabéns!

Graziela Nunes disse...

dona Maria, dona Marta, dona erundina...esse prefixo tem poder...