Indique um texto

Está com Marta? Escreveu, leu ou viu conteúdo interessante?
Página inicial | Avise-nos | Faça parte | Sobre | Divulgue


Destaques

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

MP dá parecer favorável à cassação da candidatura Kassab pelo cheque dado ao metrô

Postado no Futepoca

É claro que vão fazer de tudo pra não dar em nada, mas não custa registrar: o promotor eleitoral Eduardo Rheingantz apresentou parecer favorável à ação em que Marta Suplicy (PT) pede a impugnação da candidatura de Gilberto Kassab (DEM), com quem disputa a Prefeitura de São Paulo. Em solenidade na quarta-feira passada, dia 15, o atual prefeito repassou R$ 198 milhões ao governo do Estado para investimentos em obras do metrô. No ato, em que recebeu uma réplica de um cheque de 1 metro e meio das mãos de Kassab, o governador José Serra (PSDB) exaltou a parceria com o prefeito. O parecer do procurador é levado em conta pelo juiz eleitoral no momento de proferir a decisão final no processo. A representação ainda será julgada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da capital paulista e Kassab só tem a candidatura cassada caso a decisão seja confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pergunta que não quer calar: por que, em vez de dar dinheiro ao metrô, a Prefeitura de São Paulo não faz o dever de casa e resolve os problemas do trânsito que são de sua própria alçada?

O TRE deve julgar o pedido nos próximos dias. O TSE anunciou que vai acelerar o julgamento dos recursos de impugnação de candidaturas para que não haja atraso até a posse dos eleitos. A representação foi protocolada no último dia 17 por Marta, que acusa - corretamente - Kassab de utilizar a máquina na campanha à reeleição. A foto com Serra e o cheque foi veiculada no site do candidato. "Com efeito, os representados - especialmente o presidente do Metrô e o candidato Kassab, que são agentes públicos - usaram bens públicos móveis e imóveis para fins eleitorais", diz o procurador, no parecer. "De fato, fosse uma mera cerimônia administrativa de repasse de recursos, -como sustentam os representados -não precisava ser um espetáculo, que contou inclusive com artifícios visuais", completou o procurador, que defende que a representação deve ser julgada procedente.

Cinicamente, a assessoria do candidato do DEM alega que a cerimônia foi realizada respeitando-se a legislação eleitoral. A mídia finge que acredita e todo mundo fica feliz. Ah, se fosse a Marta a fazer um negócio desses...

Kassab cassado com checão do Metrô colado em Serra

Postado por Afinsophia

As eleições de São Paulo, assim como as do Rio de Janeiro, sempre tiveram uma importância para os nortistas. No caso do Rio, levando-se em conta alguns amazoniquins metidos a janotas e intelectuais, por exemplo, no seu preconceito, considerando atavismo o fato de serem cabocos (sem “l”), caboquinhos, cabocões, iam passar duas semanas em Copacabana (ninguém nunca chegou dizendo que havia ido para a favela da Rocinha) e, como dizia Jackson do Pandeiro, voltavam falando Carioca. No caso de Sumpa, mesmo tendo diminuído governo Lula um pouco a dependência, principalmente econômica, mas também de hábitos, gostos, subjetividades do Norte e Nordeste ao Sudeste, ainda é por lá que circula a grande maior parte do PIB nacional. Então, é por lá que ainda são, em certa medida, ditadas as políticas econômicas para o restante do país. Manausianamente falando, devido à frágil falácia do Modelo Zona Franca de Manaus, sempre se cogita uma permanente tentativa de terminar/despotencializar a ZFM. Às vezes ocorre de um produto sair de Manaus somente para ser finalizado em São Paulo, voltando duas/três vezes mais caro. Acrescente-se que SP tem a maior densidade eleitoral do país e, por isso, dependendo de quem for eleito, pode ajudar na democratização das políticas econômicas ou, ao contrário, instituir de vez uma ditadura macroeconômica. Ausência de política e de economia, o que é ruim para São Paulo, São Luís, Manaus…

MINISTÉRIO PÚBLICO FAVORÁVEL À KASSABÇÃO

Aconteceu que a campanha de Marta Suplicy (PT) entrou, no dia 16 deste mês, com um pedido de cassação a Gilberto Kassab (DEM-PFL), acusando-o de ter, no dia anterior, usado a máquina pública em benefício próprio e eleitoreiro, ao ter pousado, junto ao governador José Serra (PSDB) com um checão do investimento da Prefeitura de SP nas obras do Metrô, que foi documentado em fotografias disponibilizadas no próprio site da campanha de Kassab. Foram pedidas também multas ao atual prefeito e candidato à reeleição e ao presidente do Metrô, José Jorge Fagali.

Ontem, o promotor eleitoral Eduardo Rheingantz, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, emitiu parecer favorável ao pedido de cassação: “A utilização do espaço público na campanha do candidato remete à conduta vedada”. O parecer do Ministério Público será anexado ao processo corrente na Justiça Eleitoral. Segundo Rheingantz, a ação poderá ser julgada hoje.

Se a Justiça Eleitoral confirmar a kassabção, não será apenas um grande exemplo para o restante do país para reduzir a histórica corrupção eleitoral do país, mas, principalmente, será a afirmação democrática de que os tempos são outros, que não existe privilegiados acima da lei, utilizando-a a seu corruptível prazer, enquanto a dor vai para a maioria da população, neste caso, não só de São Paulo, mas de Ananindeua, Rio Branco, São Paulo de Olivença, Iranduba, Lago do Calado, Vai-Quem-Quer…

Sphere: Related Content

Nenhum comentário: