Indique um texto

Está com Marta? Escreveu, leu ou viu conteúdo interessante?
Página inicial | Avise-nos | Faça parte | Sobre | Divulgue


Destaques

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Duas cabeças e uma oportunidade desperdiçada

Postado no Blog do Menon

A esquerda caminha para uma derrota melancólica, apesar de previsível, na maior cidade do Brasil. Previsível porque apesar da união de forças progressistas (PT, PCdoB, PSB e PDT), Marta nunca foi favorita. A esquerda nunca é favorita em São Paulo. A não ser quando enfrenta Paulo Maluf, como em 1988 e 2000. Perdeu duas vezes para mulheres.

Melancólica porque a candidatura Marta, talvez embalada pelos índices iniciais, jogou na retranca. Ficou "administrando o resultado", como diz um dos jargões do futebol e foi derrubada pela onda Kassab ainda no primeiro turno.

Algo triste, porque Marta é uma mulher forte e combativa. Defende ótimas posições políticas e tem no seu currículo uma administração exemplar e inovadora. Criou o bilhete único, criou os CEUs e modernizou o centro. Triste foi vê-la enquadrada em regras de marketing. Acho que se acabasse o horário eleitoral, a esquerda se daria muito melhor.

O PT, em sua caminhada para o centro, está correndo o risco de se parecer muito com os tucanos. São duas cabeças da social-democracia (se tanto). E aí, fica fácil para a imprensa golpista escolher o seu lado e influenciar as eleições. O que não foi conseguido nas duas eleições de Lula (goleadas em Serra e Alckmin), conquistou-se agora.

A imprensa pautou o debate. E a sexóloga que sempre defendeu os direitos dos homessexuais foi tachada de homofóbica. Do outro lado, um homem que nunca teve posição sobre nada.

A discussão ficou resumida a "quem fez mais Ceus?". "É melhor carregar na catraca ou fora da catraca?".

O que deveria ter ficado claro é que: só existe bilhete único porque a Marta fez. Só existe eleição direta porque o PT lutou por isso. Só existe CEUs porque a Marta criou.

Dizer assim, cara a cara. Não adianta ficar falando que o homem copia. Isto é muito pouco.

É legar carregar na catraca? É muito mais do que legal. E isto não foi mostrado. Quantas tempo uma pessoa gasta para ir à lotérica? Como seu dia a dia é prejudicado por não carregar na catraca. Quantas vezes alguém teve de descer do ônibus?

O PT não mostrou como é muito melhor do que o DEMO. Como a cidade poderia ter sido melhor se a Marta continuasse.

Mesmo assim, poderia perder. Mas eu não estaria aqui, contando as horas para que tudo acabe rapidamente e eu não precise mais escutar a musiquinha do Kassab.

Sphere: Related Content

Um comentário:

Anselmo disse...

Marta foi considerada favorita por muita gente. Principalmente da campanha dela mesmo.

E a metáfora da retranca parece pertinente.

Não vou escrever "eu já sabia", pq eu não sabia, achava que seria um segundo turno na base do "todos contra", e que daria pra encarar com uma boa campanha. Aliás, o fato de as peças virem mto pouco politizadas é um dos motivos pq houve essa mobilização de blogueiros.